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  • Jan

    27

    2022

CADASTRO POSITIVO

1. O que é o Cadastro Positivo?

Cadastro Positivo é um banco de dados onde são anotados seus pagamentos feitos (contas pagas) e as operações de crédito (empréstimo bancário, financiamento, etc) em andamento. Essas informações formam histórico de crédito de PF (Pessoas Físicas) e PJ (Pessoas Jurídicas) que podem ser consultadas por empresas que concedem crédito.

2. Como funciona?

Imagine que você receba uma nota de 0 a 10 para cada pagamento que faz ou deixa de fazer, como se fosse um boletim escolar. Se você pagar tudo certinho, até o vencimento, ganhará nota alta; se pagar atrasado, sua nota será um pouco menor. O Cadastro Positivo é assim: ele funciona como um boletim, deixando registrados esses pagamentos que formam o seu histórico de crédito. Por isso, você consegue uma análise mais justa na hora de pedir crédito no mercado, pois o que contará é a sua capacidade de pagamento.

3. Quais informações estão no Cadastro Positivo? Fazem parte do Cadastro Positivo as informações de pagamento das parcelas de crédito como cartão de crédito, empréstimos e financiamentos, além de contas de serviços continuados: energia, água, telefone etc. Estas informações serão recebidas dos bancos e das empresas que prestam os serviços continuados. A Boa Vista NÃO recebe informações relacionadas ao salário, aposentadoria, saldo de conta, limites de cheque especial, limites de cartões de crédito, investimentos nem poupança. Também não há acesso aos detalhes das suas despesas com o cartão de crédito. 4. Quais são os benefícios do Cadastro Positivo? Ajuda o consumidor a ser reconhecido como um bom pagador; Os credores poderão avaliar se o consumidor paga as contas em dia e não será mais considerado apenas as dívidas que o mesmo possua; Quando o consumidor for pedir crédito (cartão, financiamento, crediário etc.), se o mesmo for um bom pagador, o mesmo terá mais chances de ser aprovado e melhores condições de pagamento. 5. Quem poderá ver as informações do Cadastro Positivo? O consumidor poderá fazer a auto consulta das suas informações do Cadastro Positivo e do score (pontuação de crédito) de forma gratuita no site consumidorpositivo.com.br. Empresas que quiserem conceder crédito ou fazer uma venda à prazo, também poderão consultar o score do consumidor. 6. O cadastro Positivo já existia, o que mudou com a nova lei de cadastro positivo (LCP166/2019)? Na lei que entrou em vigor em 09/07/2019 todos os consumidores são automaticamente incluídos. 

Mudanças:

 Não precisa mais autorizar “Compartilhamento de Informações” em outros birôs. Todos vão receber as mesmas informações.

 Não precisa mais autorizar que as empresas de contas de casa enviem informações: água, esgoto, luz, telefone, etc. Todos vão enviar as mesmas informações para todos os birôs.

 Quando você se cancela em um birô, você se cancela automaticamente em todos os birôs.

7. Quais os principais direitos do consumidor no Cadastro Positivo?

 As informações do Cadastro Positivo e o score do consumidor só podem ser utilizados com a finalidade de avaliar a concessão de crédito ou de transações comerciais e empresariais;

Exemplo: Pedir um cartão de crédito, pedir um crediário, pedir aumento de limite de crédito, pedir um empréstimo, alugar uma casa ou fazer um financiamento

 É direito do consumidor também conseguir ter acesso às suas informações, de forma gratuita, e inclusive ver sua pontuação de crédito (score) e histórico de pagamentos existente no banco de dados da Boa Vista

 O consumidor tem o direito de contestar qualquer informação que julgue errada.

 O consumidor pode bloquear um consulente para que o mesmo não veja suas informações positivas por um período. E pode desbloquear o consulente quando assim desejar.

 O consumidor tem direito de cancelar seu Cadastro Positivo quando desejar.

 O consumidor tem o direito de saber quem consultou suas informações nos últimos 6 meses.

8. O consumidor pode sair do Cadastro Positivo?

Sim. O consumidor pode fazer a solicitação por diferentes canais. No site consumidorpositivo.com.br, pelo balcão de atendimento, ou via formulário de cancelamento (disponível no site e/ou no portal RVA).

9. Para que o consumidor possa tirar dúvidas do Cadastro Positivo, o que ele deve fazer?

Sempre que o consumidor tiver dúvidas, encaminhá-lo para o site consumidorpositivo.com.br ou informe o número do SAC de Cadastro Positivo 0800 727 0201.

Lembrando que neste número é direcionado apenas consumidores que precisem de atendimento de dúvidas do Cadastro Positivo.